Social media training: pequenos hábitos que geram credibilidade

17/12/2019

Diretor de Operações

Vamos começar o artigo de hoje com algumas indagações. 

 

Você fica travado ao se deparar com uma câmera? Tem dificuldade em gravar vídeos, stories ou lives de forma natural? Se for solicitada uma entrevista hoje à sua empresa, você estaria preparado? Teria um profissional pronto para lidar com a imprensa? Em caso de crises, saberia como agir e o que falar? 

Se a maioria das suas respostas forem não, essa é oportunidade de mudar essa realidade!

 

Utilizado em larga escala no jornalismo e assessoria de imprensa, media training é um treinamento para lidar com a mídia. Conhecido por alguns, novidade para outros, essa prática se difunde nas empresas como uma forma de estar sempre preparado para falar com meios e pessoas ligadas a imprensa. Mas, aqui não falamos apenas da mídia televisiva, as técnicas trazidas pelo media training podem ser utilizadas no ambiente digital e hoje é denominado social media training.  

 

Com o uso das redes sociais o processo de comunicação se tornou muito mais veloz, pulverizado em larga escala. Assim, a presença de uma marca ou produto nesse ambiente traz aos seguidores uma influência direta. Então qual a imagem você passa hoje para o público nas redes sociais? Alguém presente ou ausente? 

 

Sabe aquele vídeo ou stories que você precisa gravar mas tem vergonha e/ou medo da câmera? Aqueles momentos de crise na empresa/produto que você não sabe como cuidar e lidar com o público ao mesmo tempo? E aquelas situações críticas com haters que você não sabe o que fazer sem stress?  

 

Algumas práticas de treinamento de mídia quando tornadas hábito pela empresa podem ajudar você a sair sempre por cima e manter a credibilidade e confiança diante do público.

 

Veja como em passos simples:

 

 

  • mantenha um tom de voz sólido 

  • crie vínculo através de valor agregado 

  • esteja assíduo nas mídias sociais 

  • treine sua oratória para eventos presenciais e entrevistas 

 

 

  • esteja presente para agradecer elogios e fidelizar seu público com interação direta

  • esteja presente também para esclarecer, se desculpar e retomar a confiança

  • demonstre abertura à crítica e sugestões do seu público, as pessoas gostam de ser ouvidas 

 

 

 

Nesse sentido, a comunicação e marketing vai te ajudar você a estar preparado para todas aquelas nossas indagações no início do artigo. Aqui colocamos duas alternativas, ambas contribuem com a empresa/pessoa nesse aspecto. São elas

 

  • Uma equipe interna destinada exclusivamente

  • Uma agência que tome de conta de todos os processos

 

 

Espero vocês no próximo artigo ;)

Por Jainara Sabino, redatora e social media. 

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários e continue acompanhando nosso blog ;)

 

 

 

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