Storytelling na publicidade: a arte de contar histórias que emocionam

24/9/2019

Diretor de Operações

Você sabe o que é Storytelling?

Nada mais é do que contar uma boa história. Uma técnica que existe desde o início da humanidade e que hoje se difunde para o jornalismo, publicidade e demais áreas comerciais.

 

Hoje, para as empresas, não basta somente ter um bom produto é necessário envolvê-lo em uma história autentica, que seja emotiva, envolvente e cativante para assim criar um relacionamento duradouro com o público ao qual se deseja atingir. Ninguém resiste a uma boa história!

 

Por isso, o Storytelling tem sido cada vez mais utilizado na publicidade empresarial para enquadrar uma ideia em uma narrativa que informa, esclarece e inspira. Empresas bem-sucedidas, hoje, estão contando histórias como uma ferramenta de comunicação e liderança, marketing e gestão de pessoas. Grande marcas e negócios tem que ter bons storytellings!

 

Um relacionamento, em ambas as esferas, só é possível através da confiança. Por isso, na publicidade cada vez mais estão sendo utilizadas as histórias, pois elas passam a confiança que o público precisa. Histórias impactam muito mais do que simples dados!

 

Histórias transmitem experiências, transmitem empatia, transmitem vida. Mas para isso, alguns autores, como Carmine Gallo (The Storyteller’s Secret), acreditam que a história deve ser simples e breve, mais que o essencial se torna entediante. Para simplificar a prática, trazemos 3 passos que um bom storytrelling deve ter e deixamos algumas dicas para você construir a sua:

 

 

Apresente uma questão ou desafio inesperado, esse é o momento de introduzir o tema a ser trabalhado mostrando o “problema”, por isso saiba as dores do seu público.

 

 

Apresente a luta por traz desse desafio e o que sua marca/produto faz para superá-lo, quanto mais indireto melhor. Um bom marketing é aquele sutil. Use o storytelling para transformar a experiência em lição.  


 

 Faça um CTA (Call to action ou chamada para ação) para que o seu público interaja com sua marca. As pessoas gostam de fazer parte de uma história, então chame-as para fazer parte da sua.

 

Em resumo, com uma boa storytelling a sua marca vai conseguir chamar a atenção e fixar-se (através da solução atrelada a ela) no público; causar empatia e emoção ao criar uma conexão humanizada através da história; e, gerar o efeito contágio, pois quem gosta de uma história compartilha com os amigos!

 

Existe uma enorme diferença entre uma história, uma boa história e uma história transformadora. Uma história transformadora é aquela com a qual se constrói confiança, inspira as pessoas e alavanca vendas.

 

“Em uma época em que robôs e automação estão substituindo humanos em quase todas as funções, uma habilidade humana permanece insubstituível: contar histórias." - Carmine Gallo 

 

Espero vocês no próximo artigo ;)

 

 

Por Jainara Sabino, redatora e social media. 

 

 

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