A Importância de Vídeos Institucionais

26/8/2019

Diretor de Operações

Existe uma porta que abre o acesso entre uma empresa ou serviço diretamente com seu público: são os vídeos institucionais. Mas qual a sua real importância? Por que ter um vídeo institucional? E o que ele deve transmitir? São perguntas que surgem na mente de qualquer um, seja quem conheça o termo ou não.

 

Vamos começar por sua definição. Digamos que você vá viajar, e o que te motivou a escolher aquele destino foi seu cartão postal ou até mesmo as imagens que você encontra pesquisando no Google. Você não viajaria para um lugar que você nem mesmo sabe como é, concorda? É exatamente esse o intuito do VT Institucional, mostrar e convidar o público a conhecer seu ambiente, mostrando tudo o que pode ser oferecido nele.

 

O vídeo institucional deve ser conciso, coeso, expressivo, transmitir uma mensagem ou uma ideia, ou até mesmo um conceito que sua empresa/serviço quer transmitir, seja também falando sobre si mesma ou relatando méritos que a torna um destaque no mercado.

 

A importância de um vídeo institucional vem desde o início da demanda pela busca. O que isso quer dizer? Hoje, com inúmeros meios de propagação e comunicação existentes, a internet devido a sua facilidade se tornou a forma mais rápida de se adquirir informações, e com a integração de ferramentas como o Google Analytics e Adwords entrando nos investimentos de vários ramos empresariais a disputa no mercado tende a ser cada vez mais acirrada.

 

Logo quando alguém digita na pesquisa “Pizzarias na cidade X”, os resultados virão em forma de Ads, imagens e adivinha? Vídeos! Você não só está propagando sua instituição, como também está dando um rosto a ela e olhando cara a cara com um possível cliente.

 

Uma entrevista da Forbes perguntou a alguns leitores "Quando o texto e o vídeo estão disponíveis na mesma página da web, como você prefere aprender sobre um produto ou serviço?". 80% dos entrevistados responderam vídeo.

 

Então, sim! Vídeos institucionais são muito importantes, pois eles trazem um alto engajamento orgânico as suas redes sociais, seja através de compartilhamentos, citações e afins.

 

Abaixo listamos algumas vantagens de um vídeo institucional;

 

 

  •        Método atraente de apresentar sua marca

  •        Exibem criatividade e dinâmica (quando bem trabalhados rs)

  •        Possibilidade de inovar

  •        A importância de utilizar emoções para transmitir a mensagem

  •        Favorece o compartilhamento

 

Ter um bom produto é bom, mas não basta. Qualidade de serviço é essencial, mas sem uma boa comunicação visual sua marca perde a visibilidade que realmente merece nos meios digitais.

 

Mas… como produzir meu vídeo? como posso criar um bom roteiro?

 

Calma! Continue ligado(a) no nosso blog que vamos elaborar uma série de posts sobre o tema. Até logo!

 

Por Caio Souza, videomaker e gestor audiovisual. 

 

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