Branding: qual o valor da sua marca?

4/7/2019

Diretor de Operações

 

 

Você alguma vez já se perguntou quanto vale a marca do seu negócio? Antes de abrir as portas, você se preocupou em fazer um planejamento de Branding para sua empresa?

 

Parece estranho para muitos, mas é o maior erro de empreendedores. Quando um empreendedor decide entrar em um segmento e criar sua empresa, geralmente planejam “quase tudo”, mas na maior parte das vezes deixam de lado o que consideramos o mais importante: O planejamento e posicionamento de sua marca!


O Branding vai muito além do que desenvolver um logotipo ou criar a identidade visual com um designer arrojado. Na verdade, é um conceito muito mais profundo que isso, é a criação da marca na sua essência, com características próprias e inerentes a identidade da empresa, é a forma como ela se apresenta e é vista por seus clientes.

 

 

 

 

 

Um exemplo bem comum que podemos citar sobre a importância  da marca é a Starbucks. A empresa decidiu vender algo que, teoricamente, já devia ser saturado no mercado: café. Isso mesmo, sabe aquele café que normalmente podemos comprar em qualquer padaria por míseros R$2 reais? Uma nova empresa chega com uma proposta diferente e oferta café por R$10 reais, 4 vezes mais caro que seus concorrentes. Mas como entrar em um mercado competitivo e conseguir vender um produto mais caro que seus concorrentes?

 

A resposta é simples. Padarias vendem apenas o café - um produto - e a Starbucks vende a experiência dele, algo que só sua marca pode proporcionar, hoje, no mercado que ela atua.

 

A Starbuks vale aproximadamente 80,47 bilhões de dólares atualmente. Lógico, depois de um trabalho de posicionamento de marca bem planejado e executado, tornando-se assim um exemplo prático de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como citado anteriormente, a falta de um branding é um erro comum, bem mais do que vocês imaginam.  A larga maioria dos empreendedores veem isso como GASTO e não INVESTIMENTO, muitos chegam a gastar 500 mil para abrir um negócio e não querem investir 10 mil em sua marca e planejamento do branding. Esse é um erro fatal para muitos, e, sem o posicionamento de marca, as chances de serem engolidos por marcas concorrentes aumenta exponencialmente a cada dia, justamente por não dar atenção a algo que deveria receber um dos maiores investimento de todo seu negócio.


Mas não precisa ficar desesperado! Lembre-se do velho ditado: “Antes tarde do que nunca”. Faça uma análise i360 e reavalie sua marca, destaque-se perante seus concorrentes e valorize sua empresa. Não fique para trás, ou perderá mercado.

 

No próximo artigo eu vou falar um pouco para vocês sobre Top of Mind, que é na verdade, o que todo posicionamento de marca deseja alcançar.

 

 

Por Fábio Vieira, designer e gestor de mídias sociais. 
 

 

Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários e continue acompanhando nosso blog ;)

 

 

 

3 Dicas rápidas para impulsionar seu site no google

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em Destaque

BRANDING: fixação da marca no coração do consumidor

June 18, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

Desenvolvido por 

Novo Visual - i360 Mono.png

+55 88 2141.1009

R. Catulo da Paixão Cearense, 175

Pátio Cariri Corporate - Sala 1407

Juazeiro do Norte, CE

diretoria@agenciai360.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!